quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pneus Ecológicos


"Enquanto está rodando, o pneu fica flexionado e começa a aquecer. Esse processo acaba contribuindo para elevar sua resistência ao rolamento e, por conseqüência, o consumo de combustível e o nível de poluição emitida pelo motor. O que os fabricantes criaram foram soluções para eliminar esse problema”, explica Flávio Santana, gerente de marketing Produto da Michelin.
O especialista vê duas grandes vantagens oferecidas pelas novas gerações de pneus. O primeiro é o benefício individual, proporcionado pela economia da ordem de 1% de combustível. Pode parecer insignificante, mas, segundo o próprio gerente observa, representa um pneu novo a cada jogo de pneus que deve ser trocado – a linha ‘verde’ desse fabricante é feita para rodar 70 mil quilômetros.
A outra vantagem é coletiva. “Por ano, cada veículo emite 50 quilos a menos de CO2, o dióxido de carbono. Se considerarmos a frota de cerca de 28 milhões de carros de passeio e caminhonetes, teríamos 1.400 toneladas a menos desse poluente na atmosfera no mesmo período. Para ilustrar o quanto isso é importante, podemos dizer que seria necessário o plantio de 56 milhões de árvores para absorver essa quantidade de CO2”, explica Santana.
Já a Bridgestone informa que seu pneu B250 Ecopia, desenvolvido especialmente para o Fiat Novo Uno e para o Volkswagen Gol Ecomotion, chega a oferecer economia de até 4%. De acordo com a empresa, seu produto proporciona redução da resistência ao rolamento de até 40% - quando comparado a pneus convencionais.
fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI155426-10142,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário