quarta-feira, 1 de junho de 2011
Paixão dos colecionadores- Carros Antigos
Não é de hoje que o carro antigo desperta paixão em uma grande quantidade de brasileiros. Todo mundo já conheceu uma pessoa disposta a adquirir e restaurar um automóvel que marcou época. E não é para menos. A riqueza de detalhes e a beleza ímpar dos carros antigos - seja de marca estrangeira ou nacional - chamam a atenção. São verdadeiras preciosidades, especialmente para os colecionadores. O veículo, no entanto, deve ficar o mais próximo possível do original.
O publicitário Fábio Caputo, proprietário de um Dodge 1973, faz questão de manter o veículo original, tanto que o carro foi premiado em uma feira no Estado de São Paulo justamente pela originalidade. Para Caputo o Dodge tem um grande valor sentimental. ''Meu avô foi o primeiro e único proprietário. Em 1973, ele adquiriu o carro zero quilômetro na cidade de Bauru, em São Paulo'', contou o publicitário, que aprendeu a dirigir no Dodge do avô.
''O carro me acompanha desde a minha infância. Meu avô faleceu e após um tempo minha avó me ligou dizendo que tinha um presente para mim. Fui para Bauru, onde ela reside, e ganhei o carro. Nem acreditei. Foi o melhor presente que ganhei em toda minha vida. Sempre gostei desse carro'', falou Caputo que participou da sétima edição do encontro de Carros e Motos Antigos em Jataizinho, realizado no último fim de semana, com o Clube do Dodge de Londrina.
Caputo já recebeu uma proposta ''indecente'', como ele próprio define. ''Ofereceram R$ 70 mil pelo carro. Mas não adianta, não vendo de jeito nenhum'', salientou. O Dodge se destaca como o carro de maior potência fabricado no Brasil, com motor V8 5.2l. Além disso, foi o primeiro automóvel a sair de fábrica com ignição eletrônica no País.
Marcos Abulquerque também participou do encontro. Ele tem cinco carros antigos, sendo que dois estão em processo de restauração. Para o evento levou um Ford de 1929, modelo Roadster. Ele destacou que o motor do automóvel, quatro cilindros, 40 HP, é totalmente original. ''Já fiz uma viagem de mais de 400 quilômetros com esse carro. Ele nunca me deixou na mão. É meu 'Ford Foguete''', brincou Abulquerque que faz parte do Clube do Carro Antigo de Londrina.
Ele alertou que é necessário tomar uma série de cuidados antes de adquirir um carro antigo. ''Quanto mais original, melhor. Além disso, é importante verificar as peças, considerando que os de marca estrangeira são mais fáceis de restaurar.''
Laércio Lisboa integra o Clube de Colecionadores de Veículos Antigos Pantanal, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que conta com aproximadamente 190 carros. Os representantes percorrem os Estados do Paraná, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul, levando automóveis para eventos. Em Jataizinho, o clube participou com oito veículos, entre eles o mais antigo do local, um Ford T, 1923, com motor quatro cilindros que funciona a manivela.
No espaço do clube, o público pôde conferir ainda um Shelby Cobra, motor 302 V8. ''O carro foi projetado para corrida. Tem a mecânica do Maverick. É todo de fibra e é muito potente'', especificou Lisboa, ressaltando que um automóvel de coleção pode custar até R$ 80 mil (ou mais).
Fonte:http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/301,19,307,19/2011/05/31/interna_noticias,43082/carro-antigo-e-paixao-para-colecionadores.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário