sábado, 16 de julho de 2011
É proibido lanchar?
Pesquisa de loja inglesa comprova que alguns carros têm mais bactérias do que muitos banheiros públicos
Sabe o velho ritual de passar num drive-thru e comer aquele lanchinho dentro do carro? É melhor evitar. O motivo é simples: um estudo realizado por uma loja inglesa de artigos para o lar, a B&Q;, revelou que os volantes dos carros têm nove vezes mais bactérias que um banheiro público. Se assustou? A pesquisa também mostrou que, além da sujeira do dia a dia, os alimentos são responsáveis por cerca de 700 bactérias que podem esperar por você dentro do automóvel, enquanto que em cada cm2 de papel higiênico são encontradas "apenas" 80 delas.
De acordo com a professora do departamento de Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Amélia Maciel, as bactérias mais comuns que podem ser encontradas dentro dos veículos são a Staphylococcus Epidermidis e Bacillus. "A primeira é porque faz parte das bactérias que habitam normalmente as nossas peles", explica. Mas se a pessoa vai ao banheiro e fica com material fecal nas mãos, podem passar as bactérias para alguns lugares do carro. Nesse caso, a atenção do motorista deve estar voltada para o volante, a alavanca de câmbio e os bancos, já que são os locais onde existem uma maior proliferação.
O estudo também revelou que 42% dos motoristas fazem alguma refeição enquanto estão dirigindo e criam, assim, um ambiente perfeito para a proliferação das bactérias. De acordo com Maria Amélia, se o carro estiver infectado com as bactérias e cair um pedaço de alimento vai propiciar ainda mais o crescimento delas, além de ajudar também na proliferação de fungos. "Se não houver uma limpeza correta do veículo vai ocorrer a permanência delas, podendo causar até doenças", alerta. Para evitar isso, a microbiologista explica que é necessário manter as mãos e o carro sempre limpos."Basta passar nesses lugares álcool acima de 70% ou o produto em gel uma vez por semana", dá a dica. Lembrando que o álcool em gel, em excesso, pode ressecar as áreas do volante, painel e câmbio.
Devido a comodidade e falta de tempo muitos motoristas tem o costume de se alimentar enquanto dirigem. O cirurgião-dentista Rodrigo Sales é um deles. "Sempre passo em drives-thru e compro um lanche para comer no carro", afirma. Mas o dentista toma alguns cuidados. "Quando estou comendo, presto atenção para não cair nenhum pedaço dentro do veículo e quando chego em casa junto tudo e jogo no lixo", conta Sales, que enquanto não chega o momento de fazer a limpeza no lava-jato sempre arruma um jeito de passar pelo menos um paninho na marcha.
Apesar de as pessoas terem o costume de levar o carro para fazer uma limpeza apenas quando a parte externa está suja, o administrador da Auto Box, Bartolucio Bacelar, alerta que o mais importante é prestar atenção no interior do veículo. "Essa limpeza deve ser feita toda semana ou até quinzenalmente no lava-jato, local onde será realizado uma limpeza específica", diz. Bacelar explica que o serviço consiste na aspiração dos carpetes e, principalmente, nos bancos e encostos da cabeça, além dos forros das portas que têm tecido e acumulam muita poeira. "Depois disso, é passado um produto para limpar o painel do carro, que também acumula muita sujeira", explica.
Saiba mais
Como manter o carro limpo por dentro?
1º Evite se alimentar dentro do carro. Se comer, use um recipiente ou saco plástico para evitar que caia migalhas;
2º Se beber alguma coisa, use um canudo, para evitar derramar o líquido;
3º Tenha sempre um saco plástico para colocar o lixo e esvazie-o regularmente. O saquinho pode ficar pendurado na alavanca da marcha, desde que não prejudique a direção;
4º Tenha no carro uma flanela para limpar os vidros, os espelhos e o painel sempre que for necessário;
5º Antes de entrar no carro verifique se o seu sapato está limpo, principalmente se você estiver em uma região de praia, de terra ou de grama;
6º Evite entrar no carro com a roupa molhada para não estragar o estofado nem deixar cheiro de umidade;
7º Procure não deixar sobre os bancos objetos que possam derreter com o calor e estragar o estofado;
8º Utilize algum perfume de ambiente que deixe o carro com um cheirinho do seu agrado;
Fonte: http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/301,19,306,19/2011/05/30/interna_noticias,43463/e-proibido-lanchar.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário