terça-feira, 17 de maio de 2011

Barulhos Estranhos?


Dê um arrocha no seu carro Barulhos estranhos são comuns de aparecer nos veículos e têm solução. Leve o automóvel na oficina para ser avaliado

Toda vez que você sai no carro ouve um barulho estranho, como se algo estivesse folgado? Ao contrário do que possa parecer, a situação não é coisa de carro velho. "Carros novos apresentam muito mais barulho. Acredito que seja porque a maioria deles é feito com bastante plástico", levanta o capoteiro Almir Silva Costa, proprietário da oficina Reaperto Car, especializada em dar uma "arrochadinha" em carros barulhentos.

Segundo ele, o Celta é o campeão de barulhos. "Ele tem um rangido na parte de trás que todo cliente reclama. Eu tiro", garante. De fato, proprietários de Celta observam esse pequeno "detalhe" e muitos já tentaram, sozinhos, solucionar o problema. "Tirei a tampa traseira para fazer o teste, mas não adiantou. Baixei e levantei os bancos, organizei os cintos de segurança, fui em uma oficina checar a suspensão e o barulho não saiu", exemplifica a estudante Janine Rocha.

Na loja Célio Veículos, o consultor de vendas, Hugo Fabiano, frequentemente sente necessidade de "apertar" os carros seminovos antes de colocá-los à venda. "A gente dá uma volta no carro e analisa os barulhos. Na nossa mão, os carros mais barulhentos são o Corsa e o Celta, sendo, este, o campeão de ruídos", informa, apontando que portas, porta-luvas e painel rangem bastante. Almir diz que o Corsa possui uma folga no para-choque capaz de gerar um barulho aparentemente interno quando, na verdade, é na parte externa.

O gerente de serviço da revenda da GM Dão Silveira, Rodrigo Cruz, informa que não existe problema sem solução. "Desconheço esse tipo de reclamação. Existem, sim, ruídos de funcionamento, problemas de suspensão, freios, mas nada que não possa ser resolvido", diz, convidando os clientes a comparecer na concessionária para avaliação do barulho.

O proprietário da loja MultiCar, Nilton Amaro Coelho, diz que "barulho de desgaste sempre tem solução", acrescentando que ouve, com frequência, queixas sobre ruídos nas portas do Gol. "São misteriosos e não se sabe porque existem. É possível dar um jeito temporariamente, mas depois de um tempo retorna".

Na concessionária Cavesa, revenda da Volkswagen, o chefe de oficina, Adeilto da Silva Melo, confirma já ter recebido clientes com esse quadro. "De vez em quando aparece alguém reclamando das portas. Geralmente, isso acontece por causa de uma folga no vidro. Para consertar, ajustamos o mecanismo de acionamento, substituindo rebites no mecanizador", explica, acrescentando que quando os vidros não são elétricos, a barulheira é mais comum. "É bom o cliente nos procurar para avaliação", fala.

O serviço na Reaperto Car custa a partir de R$ 50, valor fixo da mão de obra. Pode chegar a R$ 150, de acordo com o tipo de problema. Na Multicar, o valor do serviço varia de acordo com o problema. Na Multicar, Dão Silveira e Cavesa o valor do serviço varia de acordo com o problema.

Saiba identificar os ruídos

Rangido ("nhec nhec")
Ruído nas portas, painel ou peças de plástico, comuns nos veículos atuais. O material pode soltar, ressecar e ocasionar barulhos

"Tlec" ou "Clac"
Cuidado, esse ruído indica que algo está errado com o motor. Pode ser o tucho hidráulico descarregado ou juntas com defeito

Ronco ("ronc, ronc")
É muito provável que seja problema nos pneus. Eles podem estar desgastados, desalinhados ou trabalhando com um conjunto de suspensão defeituoso

Apito ("Fiii")
Som característico de problemas nos freios, geralmente nos dianteiros. É resultado do uso excessivo dos itens

Estalos ("tec, tec") e Grunhidos
Problema na suspensão. Estalos podem ser falta de lubrificação. Consulte seu mecânico.

Fonte; http://www.vrum.com.br/app/309,19/2011/05/03/interna_noticias,43111/de-um-arrocha-no-seu-carro.shtml

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