domingo, 15 de maio de 2011

Buracos=possíveis prejuízos?


Cuidados para evitar prejuízos com buracos
Confira as dicas do coordenador do curso Técnico em Manutenção Automotiva do Senai, Edilson Bonifácio

As ruas tomadas pelos buracos exigem mais que atenção redobrada por parte do motorista ao trafegar. Manter uma rotina de cuidados com o veículo e diminuir a velocidade em vias mais danificadas também são indispensáveis. O professor e coordenador do curso Técnico em Manutenção Automotiva do Senai Londrina, Edison Bonifácio, explica que os impactos constantes diminuem a vida útil do amortecedor e das articulações e buxas da suspensão. ''No caso do amortecedor, a duração pode diminuir entre 40% e 50%'', detalha o professor.

Ele explica ainda que os impactos decorrentes do piso ruim podem chegar a romper a válvula interna ou as vedações do amortecedor, provocando vazamentos de óleo ou danos na sua estrutura interna. No caso de carros com suspensão esportiva ou rebaixados os cuidados têm que ser ainda maiores. ''Pode acontecer até de surgirem rachaduras na carroceria, que não foi feita para receber tanto impacto, ou rompimento de soldas.''

Outro item importante, segundo Bonifácio, é manter a calibragem em dia. ''Quando os pneus estão muito cheios, eles transmitem mais impacto para a carroceria, e quando estão muito vazios podem sofrer mais danos, como cortes nas laterais'', alerta. A quantidade de libras deve seguir a recomendação do fabricante, pois varia de acordo com o modelo do carro.

Se não for possível evitar a queda em um buraco ou uma pancada muito forte, o professor recomenda que uma assistência técnica seja procurada o mais rápido possível para que seja providenciado o alinhamento e seja feita uma checagem geral dos possíveis danos. ''Eu mesmo fui vítima recentemente de um grande buraco na Avenida Maringá (Região Central de Londrina). Era noite, eu estava com pressa e não enxerguei. Resultado: a estrutura interna do pneu foi rompida, formando uma bolha na parte externa. Não tem outro jeito, vou ter que comprar um pneu novo, porque aquele não é mais confiável, pode estourar a qualquer momento.

Fonte: http://www.vrum.com.br/app/307,19/2011/04/19/interna_noticias,43050/cuidados-para-evitar-prejuizos-com-buracos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário